6ª Legislatura do Programa Jovem Vereador no ano de 2024

por Monalisa Schorr publicado 11/06/2024 07h46, última modificação 11/06/2024 07h46

Na noite do dia 10 de junho ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Tunápolis a 2º sessão ordinária da 6ª Legislatura do Programa Jovem Vereador. Na oportunidade os Jovens estudantes do 1º, 2º e 3º ano da Escola Pe. Balduino Rambo apresentaram as suas proposições, sendo que neste ano já foram protocoladas por eles 1 moção, 2 requerimentos e 15 indicações, conforme seguem:

- Moção nº 01/2024 de autoria da Jovem Vereadora Luana Isabelly Groth com apoio dos colegas Manueli Hahn, Vitor Thomas, Paula Luiza Ludwig e Maisa Zoz Ludwig, em APLAUSOS a todos os munícipes que de alguma forma prestaram ajudas ao estado do Rio Grande do Sul, seja ela por doações de alimentos, roupas, brinquedos, itens de higiene, etc, ou disponibilizando-se para ir até o estado ajudando na limpeza, separação das doações, cozinhando.

- Requerimento nº 01/2024 dede autoria da Jovem Vereadora Manueli Hahn, requerendo que o presente pedido de informações seja enviado ao Poder executivo Municipal solicitando esclarecimento acerca da qualidade de água distribuída na Linha Real.

- Requerimento nº 02/2024 de autoria do Vereador Estevão Schneider requerendo que o presente pedido de informações seja enviado ao Poder executivo Municipal solicitando informações ao Poder Executivo Municipal acerca da situação se encontra a obra do Asfalto da Fronteira, a previsão de conclusão e o projeto da pavimentação do trajeto.

- Indicação nº 01/2024 de autoria da Jovem Vereadora Manueli Hahn, com apoio dos Jovens Vereadores Guilherme, Vitor e Luana, sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja revista a qualidade da água que é distribuída na Linha Real visando diminuir o gosto e odor de cloro.

- Indicação nº 02/2024 de autoria da Jovem Vereadora Camile Weis Reis, sugerindo ao Poder Executivo Municipal a instalação de câmeras de videomonitoramento no centro das comunidades de Tunápolis.

- Indicação nº 03/2024 de autoria do Jovem Vereador Diogo Frantz, sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja realizada uma avaliação da infraestrutura das lixeiras públicas em nosso município.

- Indicação nº 04/2024 de autoria da Jovem Vereadora Paula Ludwig com apoio da Jovem Vereadora Maisa Ludwig sugerindo ao Poder Executivo Municipal a realização de oficinas de defesa pessoal com os alunos da rede municipal.

- Indicação nº 05/2024 de autoria da Jovem Vereadora Luana Groth sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja feita a instalação de mais lixeiras no centro da comunidade de Linha Pitangueira, visando deixar a comunidade mais limpa e organizada.

- Indicação nº 06/2024 de autoria do Jovem Vereador Guilherme Nicknig sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja intensificada a fiscalização para a prevenção da dengue.

- Indicação nº 07/2024 de autoria da Jovem Vereadora Maisa Ludwig com apoio dos Jovens Vereadores Paula Luiza Ludwig, Camile Weis Reis, Diogo Frantz e Estevão Schneider, sugerindo ao Poder Executivo Municipal a implantação de curso de primeiros socorros para a população em geral.

- Indicação nº 08/2024 de autoria da Jovem Vereadora Luana Groth com apoio dos colegas Manueli Hahn, Vitor Thomas, Paula Luiza Ludwig e Maisa Zoz Ludwig, sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja feita a repintura das faixas de pedestres do centro do município.

- Indicação nº 09/2024 de autoria da Jovem Vereadora Paula Luiza Ludwig com apoio de Maisa Zoz Ludwig, sugerindo ao Poder Executivo Municipal a implantação de programas de incentivo à vacinação de animais de estimação.

- Indicação nº 10/2024 de autoria da Jovem Vereadora Maisa Zoz Ludwig com apoio da colega Paula Luiza Ludwig, sugerindo ao Poder Executivo Municipal a manutenção do pátio do centro da comunidade de Linha Sete Tombos.

- Indicação nº 11/2024 de autoria do Jovem Vereador Estevão Schneider sugerindo ao Poder Executivo Municipal a instalação de equipamentos de energia fotovoltaica em prédios públicos municipais.

- Indicação nº 12/2024 de autoria do Jovem Vereador Diogo Frantz sugerindo ao Poder Executivo Municipal a implantação de curso sobre alimentação saudável na rede municipal.

- Indicação nº 13/2024 de autoria do Jovem Vereador Vitor Thomas com apoio das Jovens Vereadoras Manueli Hahn e Luana Isabelly Groth sugerindo ao Poder Executivo Municipal  que seja realizada a manutenção das estradas do interior do município.

- Indicação nº 14/2024 de autoria da Jovem Vereadora Camile Weis Reis sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja realizada melhoria nos acessos das propriedades.

- Indicação nº 15/2024 de autoria do Jovem Vereador Guilherme Nicknig sugerindo ao Poder Executivo Municipal que seja realizada a substituição da placa de estacionamento exclusivo do grupo prioritário.

É importante frisar que as indicações são sugestões a Administração Municipal e não dependem da aprovação do plenário, sendo imediatamente encaminhadas ao Poder Executivo Municipal. Além de apresentar as proposições, eles tiveram a oportunidade de discutir, votar e argumentar sobre.

Além das sessões os Jovens Vereadores já tiveram neste ano a reunião preparatória ministrado pelas servidoras da Câmara de Vereadores e o seminário de iniciação e Capacitação do Vereador Mirim promovido pela Alesc. No dia primeiro de julho estarão participando do Encontro Regional de Jovens vereadores, na cidade de São José do Cedro/SC e nos próximos dias terão a oportunidade de conhecer o gabinete do Prefeito Municipal e dialogar sobre as suas proposições e ideias para o Município de Tunápolis.

No segundo semestre deste ano ainda terão duas sessão ordinárias e o encontro Estadual do Jovem Vereador na capital do Estado, Florianópolis, onde terão a oportunidade de conhecer o tribunal de contas a assembleia legislativa e participar de um dia intenso de aprendizados.