Jovens vereadores de Tunápolis participam do encontro estadual de vereadores mirins em Florianópolis

por Monalisa Schorr publicado 06/11/2023 18h55, última modificação 06/11/2023 19h00

O programa jovem Vereador mirim foi criado no Poder Legislativo de Tunápolis no ano de 2018, atraves da Lei nº 1369/2018 de autoria do Vereador Donato Lauschner. Com os objetivos de despertar nos estudantes o senso crítico, entendimento sobre os direitos e deveres de cidadania e a responsabilidade para com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade; buscar a integração dos jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel desempenhado pelos vereadores como representantes do povo; Motivar os jovens para a participação nas atividades e decisões de interesse público, afim de ouvir e relatar os anseios da comunidade.

Este ano com a aprovação do projeto de lei de autoria do Vereador Fernando Weiss e Elisabeth Scherer o programa passou por diversas transformações. Algumas das mudanças foram a inclusão da participação dos estudante no encontro estadual na Capital do Estado, promovido pela escola do Legislativo.

Atualmente o programa é coordenado pela secretaria da câmara, Monalisa Schorr em conjunto com o representante da Escola Prof. Vianei Luiz Hammerschimt, e conta com Estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio. Sendo Eles, Camile Weis Reis, Carlos Eduardo Baumgratz, Debora Crsitina Deters, Guilherme Henrique C. Stumm, Jaine Michele Groth, Lairton Hahn, Maisa Zoz Ludwig, Paula Luiza Ludwig e Vanessa Luiza Groth.

Além da sessão de posse, aconteceram outras quatro sessões ordinárias para a pratica da vereança e apresentações de proposições. Neste ano tivemos indicações, moções e projetos de lei de diversos assuntos, como, a melhoria da rede de água do município, implantação de aulas de oratória, instalação de lixeiras nas comunidades do município, melhorias em vias públicas de diversos tipos, como iluminação, limpeza, pintura, instalação de academia ao ar livre, parceria com castra-móvel, revitalização da praça municipal, entre outros diversos assuntos de interesse Municipal. Todas as proposições podem ser lidas no site da Câmara de Vereadores de Tunápolis.

Os Vereadores Mirins também tiveram a oportunidade de participar do seminário de iniciação que aconteceu na cidade de Itapiranga, no encontro regional na cidade de Iraceminha e recentemente participaram do Encontro Estadual na Capital do Estado, Florianópolis, proporcionando dias de muito aprendizado com palestras sobre temas de relevante valor social e noções básicas de cidadania. Nesses cursos, trabalharam assuntos como a prevenção da dependência tecnológica, o artigo 5º da constituição Federal e o Vereador Mirim, e a garantia de direitos para a criança e adolescente.

Em Florianópolis, além de participarem do encontro, os Jovens Vereadores conheceram o Tribunal de contas de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa, lugar em que realizaram a visitação também nos gabinetes de Deputados, e com o intermédio do Vereador Gustavo Lawisch do PL, os Jovens Vereadores receberam do Deputado Nilso Berlanda também do PL, uma Emenda parlamentar no Valor de 150 mil reais para o município de Tunápolis.

Todo o custo com o programa é custeado pelo poder legislativo do nosso município. Trata-se de um investimento para o futuro de Tunápolis, trazendo cidadãos mais conscientes e preparados para o exercício da cidadania.

Conforme a Jovem Vereadora Maisa Zoz Ludwig, presidente da Câmara Mirim, “o programa foi muito importante em diversos sentidos, tanto como uma experiência de vida, a possibilidade de conhecer pessoas novas, entender o papel do vereador mais principalmente o meu papel como cidadã tunapolitana, proporcionou também a oportunidade de viajar para Florianópolis, que foi de muitos aprendizados”.

O Professor Vianei Luiz Hammerschimt destaca que como coordenador representando a escola Padre Balduino Rambo, o programa é um laboratório de formação de lideranças, e como escola entende que o programa é um espaço que oportuniza os jovens estudantes de desenvolverem suas habilidades e competências relacionais e principalmente de gestão e intervenção social. O programa, na medida em que conecta os jovens vereadores com a comunidade, também com a vereança municipal, ele cria espaços e oportunidades para que esses jovens possam se expressar socialmente em todas as dimensões e assim fazer o exercício da cidadania.