Sessão Solene de Posse da 5ª Edição do Programa Jovem Vereador

por Monalisa Schorr publicado 09/05/2023 08h10, última modificação 09/05/2023 08h21

Foi realizado no dia 08 de maio a Sessão de Posse da 5ª Legislatura do Programa Jovem Vereador. O Programa foi instituido pela Lei Municipal nº 1.369/2018, visa promover a interação entre câmara municipal e a escola, permitindo assim, ao estudante compreender e aprofundar-se sobre o papel do legislativo municipal, vivenciando o desenvolvimento das relações do poder público e a comunidade, podendo melhor avaliar o papel do vereador e a sua importância.

A pretensão é de que o programa jovem vereador promova o fortalecimento do conceito de cidadania e da responsabilidade entre os jovens, formando cidadãos politicamente conscientes, compromissados, capazes de compreender, inovar, intervir e transformar a realidade social que vivem.

Na ocasição participaram o Prefeito Municipal Sr. Marino Frey, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e esporte, Sra. Naissa Schaurich, e o Coordenador do Programa, Professor e representante da Escola Básica Pe. Balduíno Rambo  Sr. Vianei Hammerschmidt, pais e familiares dos estudantes.

Os Jovens Vereadores foram escolhidos entre as turmas do  2º e 3º anos do ensino médio, e exercerão o mandato durante o ano de 2023, sendo eles: Camile Weis Reis, Carlos Eduardo Baumgratz, Débora Cristina Deters, Guilherme Henrique Cagliari Stumm, Jaíne Michele Groth, Lairton Hahn, Maisa Zoz Ludwig, Paula Luiza Ludwig e  Vanessa Luiza Groth.

Na oportunidade os alunos realizaram o sorteio do Vereador padrinho o qual acompanhara o Jovem durante a sua jornada no Poder Legislativo, orientando e auxiliando no que for necessario, ficando assim distribuido: Camile Weis Reis, Vereadora Elisabeth Inês Heberle Scherer, Carlos Eduardo Baumgratz, Vereador Aloisio Lehmen, Débora Cristina Deters, Vereador Volnei Paulo Deters, Guilherme Henrique Cagliari Stumm, Vereador Leandro Bortolini, Jaíne Michele Groth, Vereador Renato Gluitz, Lairton Hahn, Vereador Fernando Weiss, Maisa Zoz Ludwig, Vereador Gustavo Lawisch, Paula Luiza Ludwig Vereadora Neide Maria Scherer Bamberg e Vanessa Luiza Groth, Vereador Arno Mueller.

Após receberem o diploma, os jovens ratificaram o termo de compromisso e elegeram a sua mesa diretora, através do voto secreto, ficando assim composta: Presidente: Maísa Zoz Ludwig; Vice-Presidente: Jaíne Groth; Primeira Secretária:  Debora Cristina Deters; Segundo Secretário: Vanessa Luiza Groth.

Ao decorrer do ano os Jovens Vereadores poderão realizar quatro sessão ordinárias, apresentando suas proposições, e no final do ano, os alunos com 100% de aproveitamento do programa, terão a oportunidade de participarem do Encontro Estadual Mirins na capital do Estado (Florianópolis).

>> FOTOS <<